quinta-feira, 12 de junho de 2014

CONVITE

A Escola pública de Música convida alunos, professores e público em geral para as aulas de audição (canja) que acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de Junho  a partir das 17  horas na Casa de Cultura (Rua da República, 172A - Centro - Farroupilha/RS)


Programação de Canjas- apresentação dos alunos da Escola Pública de Música do curso de MPB/JAZZ:


Data
Horário
Local
Estilo
Integrante
Instrumento
14/06/2014
17 horas
Casa de Cultura
Funk
Enzo Salvatore
Baixo
Rafael vetorazzi
Bateria
João Paulo Sebben
Violão
Paulo Marmentini
Guitarra
Rodrigo da Silva
Saxofone





21/06/2014
17 horas
Casa de Cultura
Baião
Sandro Werman
Saxofone
Douglas Saldanha
Guitarra
Lucas Coelho
Guitarra
Rafael Vetorazzi
Bateria
Valfredo de Cesaro
Sax tenor
Samuel Novaski
Flauta






28/06/2014
17 horas
Casa de Cultura
Blues/Jazz
Bob (Felipe Valente)
Contrabaixo
Guilherme Dias
Violão
Julio Cesar Sosnoski
Piano
Rafael Vetorazzi
Bateria
Rodrigo Silva
Saxofone

O que é uma Canja ou Canjão?

As canjas tiveram origem nos Estados Unidos e eram denominadas Jam Sessions (Jazz after Midnight - jazz depois da meia-noite), onde bandas de músicos tocavam em bares, em meio às pessoas, de forma independente. No Brasil, esses pequenos shows eram realizados em estabelecimentos que serviam a comida "canja", e  por isso o nome "Canja" ou "Canjão", é um espaço aberto para interações entre todos os músicos.

Funk: Ritmo que tem origem no blues com a música negra dançante (músicas de discoteca), na década de 70 com o surgimento dos instrumentos elétricos (guitarra, baixo). Que origina mais tarde o fusion, movimento que mistura elementos do rock tradicional e jazz dançante. Os principais representantes do Funk são Miles Davis, Tim Maia, The Meters, Tower of Power, entre outros.

Baião: Movimento característico nordestino, um arrasta-pé que se fazia com instrumentos como sanfona, triangulo e zabumba, e que se tocava em bailes animados para a comunidade em geral e visitantes. O ritmo dançante deste gênero, se denominou como "forró", termologia que segundo a etimologia popular, se originou do termo inglês for all (para todos) no início do século XX, quando engenheiros britânicos instalados em Pernambuco, organizavam bailes abertos ao público, ou seja, "for all", desta forma, os nordestinos teriam traduzido o termo para "forró".
Este estilo musical foi disseminado por todo o Brasil no início da década de 30, no governo de Getúlio Vargas, quando as promessas das grandes cidades levou milhões de nordestinos em busca de melhores condições de vida, levando consigo o ritmo e o estilo do baião e do forró. Os artistas mais conhecidos são Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Humberto Teixeira, entre outros.

Blues/Jazz: Estrutura de compassos. Tem origem na Guerra Civil Americana, quando negros eram recrutados e como troca, recebiam a alforria, desta forma, o estilo e a jinga dos ritmos africanos entraram nas bandas marciais. Com o tempo, o ritmo ganhou formas e misturas, como o Charleston, proeminente da década de 20 logo após a Primeira Guerra Mundial, que foi uma dança popularmente conhecida e tocada em clubes e discotecas e que acompanhava os ritmos das bandas formadas por negros e frequentado por uma elite branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário